XADREZ

Olá pessoal como prometido coloco a disposição algumas atividades realizadas em sala para a apropriação do conhecimento em xadrez. Abraços e até breve!!












A LENDA DE CAÍSSA

Há milhares de anos, Caíssa, uma jovem deusa estava tendo previsões de como seria o futuro. Pensando nisso, ela resolveu criar um jogo. O jogo criado parecia ser uma espécie de jogo de estratégia. Conseguia-se distinguir dando uma simples olhada que o jogo tratava de dois exércitos (Brancos e Negros) que tentavam matar uns aos outros. Cada exército era composto por oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.
Os peões receberam da deusa a habilidade de andar duas casas na sua primeira caminhada, mas receberam a maldição que os impossibilitou de matar os soldados adversários que estivessem na sua frente e deixando-os matar apenas soldados que estivessem na sua diagonal.
As torres receberam a vida e a habilidade de poder fazer o roque, mas foi amaldiçoadas a só poder andar na horizontal e na vertical.
Os cavalos receberam a habilidade de poder saltar por cima das muralhas inimigas ou das suas próprias muralhas, mas receberam a maldição de só poder locomover-se/atacar em “L”.
Os bispos foram empregados igualmente como no tempo da inquisição, mas desta vez eles não matam pessoas pela religião e sim pela cor. Devido a sua grande crueldade receberam a maldição de só poderem locomover-se/atacar na diagonal. A dama foi feita como o espelho da deusa, sendo assim a mais poderosa de todo o jogo e a única que não recebeu maldição. O rei foi criado para parecer igual aos generais de guerra que logo iriam surgir. Sua inspiração aos generais é simples, pois os generais mandam soldados para a guerra sem a menos importância se eles irão retornar vivos. Uma maldição lhe foi lançada para impedir que ele se aproxime uma casa do rei adversário.
Depois de criado, a deusa resolveu esconder seu jogo em algum lugar antes que seus pais o vissem e o destruíssem. Caíssa não sabia aonde seria um bom local para esconde-lo, então resolveu joga-lo em algum lugar da Terra. O jogo foi lançado e caiu na Índia.  Quando os indianos descobriram o jogo ficaram impressionados, tentaram joga-lo de varias maneiras, mas sempre havia uma discordância entre os jogadores. Os indianos, certo dia, resolveram fazer algumas regras que deviam ser respeitadas por qualquer um que o jogasse. Passaram-se muitos anos desde que Caíssa lançara o xadrez na Terra. Caíssa resolveu pegar seu jogo de volta e mostra-lo para seus pais, mas quando soube que o jogo era muito conhecido e jogado ela resolveu protege-lo, deixando-o assim definitivamente na Terra.

A “Lenda de Caíssa” é uma história que conta como surgiu o xadrez na Terra. Uma das muitas versões sobre a origem do xadrez.
Trabalho realizado pela professora Ale Flores durante as aulas de jogos.
Contação da lenda e representação através do desenho.
Extraída do livro: Xadrez na sala de aula – aproximações pedagógicas – Professora Simone Cristo.

Caça palavras do xadrez

Encontre as palavras abaixo no diagrama de letras:

BISPO - CAVALO - DAMA - DIAGONAL - JOGADORES 
PEÃO - REI - TABULEIRO - TORRE - XEQUEMATE

E C A V A L O E K G T E N R Q 
U T A R S R K Z T O N Y R A S 
C Q A V U R O R I E L U B A T 
U K S X A E H R D E B D R V J 
P N D Q E Q D I A G O N A L O 
P E Ã O L C O Y M E D W J P G 
T M Y A D B B S N A V L W V A 
E A V U J E E E G J C R R T D 
X E Q U E M A T E J D L L X O 
P P W R F S J B A B P D J R R 
K F C G L C T I O U I A M L E 
E R R O T H A S F I Z M Ã J S 
L Z E G T O T P Y Z H A K E R 
H M R E I S Q O A N A D B G P 




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LEMBRETES DO XADREZ:


1.            As peças claras sempre começam em a1;
2.            As peças escuras sempre iniciam em h8;
3.            Rei claro se posiciona na casa escura e Rei escuro se posiciona na casa clara;
4.            A grande diagonal branca fica sempre do meu lado direito;
5.            Desloque suas peças para que possam ter o maior raio de ação contra seu adversário;
6.            Imagine as jogadas que seu adversário possa fazer se pudesse jogar mais de uma vez;
7.            Tente debilitar as ações de seu adversário;
8.            Oposição de Rei: sempre deve ser respeitada uma casa de diferença entre eles;
9.            Um Rei ao lado de outro Rei destaca-se como lance impossível;
10.         Lance impossível: é uma jogada que NÃO existe no Xadrez;
11.         Promoção de peão: pode ser trocado pela Dama quantas vezes ele for promovido;
12.         Desenvolver as peças com controle central (abertura);
13.         Abreviaturas: REI – R, DAMA – D, BISPO – B, CAVALO – C, TORRE – T, PEÃO NÃO SE ABREVIA;
14.         Valor das peças: DAMA: 9 pontos, TORRE: 5 pontos BISPO: 3 pontos CAVALO: 3 pontos PEÃO: 1 ponto