LUTAS


            Olá pessoal este mês estamos trabalhando com o Eixo Lutas - jogos de oposição.

Para trabalhar jogos de oposição usei a atividade de pegar o rabinho. Além de ser um jogo tradicional é muito divertido.
Alunos dispersos na quadra, um rabinho para cada um. Eu fiz os rabinhos de tecido TNT, de várias cores, que é mais resistente do que o feito com papel crepom. Os alunos seguiram os seguintes comandos:
·        Todos devem capturar os rabinhos dos colegas mesmo que fiquem sem os seus, determinar um tempo e ao final deste tempo verificar: quem perdeu seu rabinho e pegou um rabinho, quem perdeu seu rabinho e pegou dois rabinhos ou mais, quem ficou com seu rabinho e pegou um oi mais rabinhos.
·        Meninos capturam os rabinhos das meninas e as meninas capturam os rabinhos dos meninos e ao final ver quem pegou mais rabinhos.
·        Dividir a quadra e cada grupo ficará em uma metade: meninos de um lado e meninas de outro lado. Ao sinal da professora eles devem pegar os rabinhos somente nos seus grupos. Os alunos que perderem seus rabinhos vão saindo do jogo e os que vão ficando vão disputando entre si até ficar apenas um ganhador.
·        Se os tecidos de TNT forem coloridos e em igual número poderá realizar a seguinte variação: dividir a turma em quatro equipes, cada equipe com um rabinho de cores diferentes: rosa, vermelho, verde e azul. Desenhar na quadra quatro círculos com as mesmas cores dos tecidos de TNT e determinar com os alunos quem vai pegar quem, por exemplo: o grupo rosa pega o grupo vermelho e vice versa e o grupo verde pega o grupo azul. Ao final verifica-se qual grupo pegou mais rabinhos e para cada rabinho capturado marca-se um ponto. Outra variação: O grupo rosa pega o rabinho do grupo verde que pega o rabinho do grupo vermelho que pega o rabinho do grupo azul que pega o rabinho do grupo rosa. Vira uma confusão divertida! Podem-se determinar tempos de um minuto ou mais. Outra variação: Um grupo tenta apenas capturar o rabinho da outra equipe que apenas se defende, depois inverte e pode até dar um tempo para esta variação.

                           Também gosto muito de trabalhar com estas atividades abaixo:
  1. Desenhe um círculo no chão ou use o círculo do centro da quadra e posicione os alunos sentados aos pares - mesmo tamanho e peso , mais ou menos - o nome da atividade é: querendo sair, um aluno fica de costas para o outro e o colega posicionado atrás passa os braços por baixo dos ombros do colega e fecha sua mão cruzando os dedos. O colega da frente tenta sair do círculo enquento que o colega de trás impede-o fazendo um pouco de força, sem machucar o colega.
  2. Querendo ficar: mesma formação anterior, mas desta vez o colega que se posiciona atrás coloca suas mãos espalmadas nas costas (escápula) de seu colega e tenta coloca-lo para fora do círculo, o colega empurrado, faz força pra ficar no círculo.
  3. Empurra-empurra: dois colegas um de frente para o outro com as mãos posicionadas nos ombros do colega. Traça-se um risco no meio do círculo para dividir o "campo", um aluno de cada lado dele, ao sinal do professor eles devem se empurrar e quem avançar o campo do colega vence!
  4. Pega-rabinhos: tiras de tnt para todos os alunos posicionadas na cintura dos mesmos. Espaço: Quadra. Ao sinal do professor os alunos deverão correr pela quadra retirando as tiras de tnt de seus colegas e tentar proteger a sua. Variações: Quem perde a tira sai do jogo; tiras coloridas de número igual dividir os alunos em equipes e uma equipe pega o rabimho de outra equipe; em duplas no círculo da quadra, um tenta pegar o rabinho do outro, vencendo quem pega primeiro o rabinho de seu colega!!!
  5. Briga de galo: dois a dois, agachados e com as mãos posicionadas nos ombros do colega adversário. Um aluno tenta derrubar o outro, quem enconstar o bumbum, os joelhos ou as mãos no chão perde!!!!
ABRAÇOS E ATÉ BREVE!!!!!


Para saber um pouquinho mais sobre Lutas visite o site: http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadoras/historia.htm e leia sobre a origem e toda a história sobre as lutas! O texto é extenso mas vale a pena ler!!!
Um abraço e boa leitura!!!
comportamentoafetivo.blogspot.com