Este ano de 2012 estou sem turma de Ed. Infantil, mas quero compartilhar com vocês meu planejamento anual para estas turminhas que são uns amores!!!! Abraços e espero que aproveitem!
No primeiro trimestre deste ano comecei trabalhando algumas atividades para despertar o movimento na Educação Infantil de uma forma dirigida, com a qual as crianças ainda não estavam acostumadas, pois muitos alunos vieram de casa e não de outra Instituição de Ensino.
Eu acho importante iniciar o trabalho com atividades de organização espaço-temporal e espacial. Atividades como: pega-pega, história da serpente, brincadeiras ginásticas ( andar de diferentes formas, imitar animais), brincadeiras ginásticas com corda: passar por cima da corda, por baixo, de diferentes formas.
Explorar suas possibilidades de movimentação corporal é o primeiro passo para o professor descobrir até onde seus alunos podem ir e como ultrapassar esse limite.
Gosto de trabalhar com circuitos também, para mim é uma dos meios com o qual eu posso avaliar meu aluno. Montar um circuito é muito fácil, mas deve estar de acordo com os objetivos da sua aula!!!!Eu gosto de colocar uma breve corrida, saltos nos arcos, equilíbrio sobre cordas ou banco, zig zag entre cones ou outros objetos.
Trabalho muito com dança - brinquedos cantados e cantigas de roda com meus alunos. Uma atividade que eles gostam muito é Dança com balões. Eu coloco a música "Boneca de Lata" e dançamos conforme a letra da música, depois eu distribuo um balão para cada aluno e dançamos agora colocando o balão nas partes do corpo mencionadas na música. Por último, peço para os alunos escolherem um par e dançar a música aos pares. Paramos para uma reflexão e peço para os alunos sugestões diferentes de como dançar a música. As sugestões são anotadas e vivenciamos as mais votadas ou todas as que foram sugeridas.
Em seguida eu comecei a trabalhar com o Projeto Bicharada, o qual trabalhei os movimentos corporais através da imitação dos animais. Elenquei diversas atividades que tinham a forma lúdica em seu contexto e apliquei em 8 aulas. Utilizei o recurso audio-visual - DVD Hi 5 - animais, passei os 3 episódios para os alunos em aulas intercaladas - Animais da floresta, Insetos e Animais da Fazenda. A cada aula (depois dos vídeos) trabalhei atividades relacionadas aos animais qua aparecem nos vídeos. Atividades relacionadas:
No primeiro trimestre deste ano comecei trabalhando algumas atividades para despertar o movimento na Educação Infantil de uma forma dirigida, com a qual as crianças ainda não estavam acostumadas, pois muitos alunos vieram de casa e não de outra Instituição de Ensino.
Eu acho importante iniciar o trabalho com atividades de organização espaço-temporal e espacial. Atividades como: pega-pega, história da serpente, brincadeiras ginásticas ( andar de diferentes formas, imitar animais), brincadeiras ginásticas com corda: passar por cima da corda, por baixo, de diferentes formas.
Explorar suas possibilidades de movimentação corporal é o primeiro passo para o professor descobrir até onde seus alunos podem ir e como ultrapassar esse limite.
Gosto de trabalhar com circuitos também, para mim é uma dos meios com o qual eu posso avaliar meu aluno. Montar um circuito é muito fácil, mas deve estar de acordo com os objetivos da sua aula!!!!Eu gosto de colocar uma breve corrida, saltos nos arcos, equilíbrio sobre cordas ou banco, zig zag entre cones ou outros objetos.
Trabalho muito com dança - brinquedos cantados e cantigas de roda com meus alunos. Uma atividade que eles gostam muito é Dança com balões. Eu coloco a música "Boneca de Lata" e dançamos conforme a letra da música, depois eu distribuo um balão para cada aluno e dançamos agora colocando o balão nas partes do corpo mencionadas na música. Por último, peço para os alunos escolherem um par e dançar a música aos pares. Paramos para uma reflexão e peço para os alunos sugestões diferentes de como dançar a música. As sugestões são anotadas e vivenciamos as mais votadas ou todas as que foram sugeridas.
Em seguida eu comecei a trabalhar com o Projeto Bicharada, o qual trabalhei os movimentos corporais através da imitação dos animais. Elenquei diversas atividades que tinham a forma lúdica em seu contexto e apliquei em 8 aulas. Utilizei o recurso audio-visual - DVD Hi 5 - animais, passei os 3 episódios para os alunos em aulas intercaladas - Animais da floresta, Insetos e Animais da Fazenda. A cada aula (depois dos vídeos) trabalhei atividades relacionadas aos animais qua aparecem nos vídeos. Atividades relacionadas:
- diferentes tipos de pega-pega envolvendo os animais;
- Rabinhos de coelho;
- Comida dos animais;
- Vamos brincar no bosque;
- A galinha, os pintinhos e a raposa;
- Voo das borboletas;
- Travessia da floresta;
- Qual é oa nimal?
- Ginásticas historiadas que envolvam os animais;
- Exploração do parque imitando os animais;
- Roda cutia;
- Acorda seu Urso;
- Elefantinho colorido;
- Estátua de animais;
- Circuito de animais;
- O jacaré lelé;
- Lençol Mágico: eu me cobria com o lençol e em seguida imitava um animal para as crianças poderem adivinhar;
- Músicas: "Lá vem o crocodilo...", "5 patinhos", "O caranguejo anda para trás...", "O sapo não lava o pé", "Borboletinha", "Fui morar numa casinha", etc.
- Por último confeccionamos máscaras de animais, os alunos pintaram, nós brincamos e eles levaram para casa!!!