2013 com ideias novas é o que renova o professor! Tenho aqui um blog muito especial para indicar sobre Ginástica realizado pela equipe de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Vale a pena conferir! Segue o link:http://ginasticas.blogspot.com.br/ este blog apresenta textos, todos os tipos de ginásticas, atividades e muito mais! Abraços e até a próxima!!
Atividades para trabalhar Ginástica circense:
Ginástica
circense – atividades de equilíbrio:
Material – banco sueco.
Alunos organizados ao redor do banco sueco, a uma
distância de 2m mais ou menos. O banco deve estar com sua base maior para cima:
- Andar sobre o banco
normalmente;
- Correr sobre o
banco;
- Andar sobre o banco
com apenas o pé direito e depois com o pé esquerdo;
- Andar sobre o banco
de costas;
Virar o banco e deixar a parte mais estreita para
cima:
- Andar sobre o
banco;
- Andar sobre o banco
carregando um objeto – cabo de vassoura,, bolas, arcos.
- Desafiar os alunos
a caminhar de costas sobre o banco.
- Lançar outros
desafios aos alunos ou pedir para que eles deem ideias de desafios.
Ginástica
circense – confecção do balangandã:
Material: revista ou jornal, fita crepe, barbante e
tiras de papel crepom.
O balangandã é um brinquedo típico do nosso folclore,
popular e feito de jornal e fitas, no qual o brincar envolve todo o corpo e
principalmente a coordenação motora das mãos. Exige também ritmo, podendo ser
trabalhado na ginástica artística substituindo o material: fita.
Modo de fazer: Distribuir para cada criança uma folha
de revista e dobrar esta folha até que fique um quadradinho bem firme, tipo uma
“boquinha” de papel, no meio desta “boquinha” colocar as pontas de duas tiras
de papel crepom colorida e passar a fita adesiva sobre a “boquinha” prendendo
bem as pontas das tiras de papel dentro dela, deixando o restante das tiras
para fora da “boquinha”. Finalizar o brinquedo amarrando um pedaço de barbante
de mais ou menos 50 cm
de comprimento sobre a fita adesiva, bem firme. Agora é só brincar!
Histórico:
Embora seja incerto, acredita-se que a palavra ginástica tenha vindo do grego “Gymnastiké” (arte de fortificar o corpo e dar-lhe agilidade). Para o homem pré-histórico, a atividade física tinha um papel importante para sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e se defender.
O exercício físico utilitário e sistematizado de forma rudimentar era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades. Na antiguidade, principalmente no Oriente, os exercícios físicos apareceram nas várias formas de luta, na natação, no remo, no hipismo, na arte de atirar com o arco, como exercícios utilitários, nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação militar de maneira geral.
A ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como qualidades físicas, tais como o equilíbrio, a força, a flexibilidade e a resistência. Os egípcios já usavam materiais de apoio, tais como tronco de árvores, pesos e lanças.
Foram os antigos gregos os primeiros a praticar a ginástica como atividade esportiva e não apenas como forma de treino militar.
No Império Romano e durante toda a Idade Média, os exercícios físicos ficaram restritos à função militar. Foi só após o Renascimento que os exercícios físicos, beneficiados pela redescoberta dos valores gregos, voltaram a despertar interesse maior.
No século XVIII, a ginástica era vista com um carisma artístico. A organização da ginástica nos moldes atuais e a criação das regras e aparelhos de ginástica começou em 1811 na Alemanha, através da intervenção do professor Friedrick Ludwig Jahn. Este abriu o primeiro campo de ginástica de Berlim. Assim, rapidamente a idéia passou para outras cidades alemãs.
O número de praticantes deste esporte aumentou, ajudando a difusão da ginástica por outros países. Em 1881, a criação da Federação Internacional de Ginástica abriu caminho para a realização das primeiras provas internacionais da modalidade.
A ginástica artística se tornou um esporte olímpico nos Jogos de Atenas (1896), mas só para homens. A participação das mulheres foi liberada nos jogos de Amesterdan, em 1928.
Nos Jogos Olímpicos, a Ginástica foi oficialmente representada nas modalidades de Ginástica Artística Masculina desde 1908, em Londres; e a Ginástica Artística Feminina, desde 1928, em Amesterdan. Mesmo sem caráter competitivo, a Ginástica tem sempre aparecido nas cerimônias de abertura de jogos, caracterizando-se como um dos pontos altos destes eventos.
historiaehcpferreira.blogspot.com